VOCÊ SABE O QUE É DESIGN SPRINT?

Publicado em junho 8, 2021 às 11:27 am.

O Design Sprint é uma metodologia desenvolvida pelo Google Ventures que visa tornar tangível uma ideia em um curto espaço de tempo de forma estruturada, ágil e colaborativa.
A principal característica é criar um único grupo participativo reunindo todos os setores/pessoas relacionados com o problema ou ideia incluindo até o próprio usuário ou cliente final.
O objetivo é reduzir para no máximo cinco dias (de segunda a sexta) reuniões e discussões que levariam semanas ou até meses. Caso haja uma orientação e infraestrutura tecnológica adequadas, é possível construir e testar essa ideia em até 40 horas!
Etapas:
Dia 1 – Definição – etapa que conta com a contribuição de informações sobre o assunto de todos os participantes, visando identificar e alinhar o problema ou ideia. Sendo assim, o assunto é entendido em sua totalidade e definido como o ponto a ser atacado no sprint da semana.

Dia 2 – Divergência – Ao contrário da equipe debater ideias como acontece no brainstroming, cada participante é incentivado a buscar soluções individualmente para o problema/ideia. Após o prazo predefinido, todas as ideias propostas serão reunidas.

Dia 3 – Decisão – Esse é o dia mais crítico do Design Sprint, onde o foco precisa estar na previsão de retorno de cada sugestão em relação ao problema/ideia apresentada além da viabilidade de prototipar e testar a ideia antes que o prazo termine.

Dia 4 – Prototipação – Depois que a ideia é escolhida, o objetivo é criar um protótipo com uma representação da solução proposta com média a alta fidelidade.

Dia 5 – Teste e validação – São realizados os testes, medições e análises do protótipo desenhado, podendo ainda aprimorar o que deu certo e descartar o que não foi relevante.

Fonte: https://design-sprint.com/google-ventures-design-sprint/